Esse tópico consiste em uma parte do meu projeto de IC (Iniciação Científica) no período 2008-2009. Java ME é uma linguagem de programação criada pela SunMicrosystems para criar aplicações que dão suporte aos dispositivos móveis, como celulares, PDA's e outros. Já as imagens SVG Tiny é um formato de imagem baseado em uma linguagem de marcação conhecida como XML, o SVG também conhecida como Gráficos Vetoriais Escaláveis tem sua própria API definida no J2ME, que é a API JSR-226, onde temos uma Imagem em PNG ou JPEG e a transformamos em código XML que na verdade é um SVG. Vale lembrar que é preciso fazer uma breve especificação na imagem que queremos transformar em SVG Tiny, pois o SVG Tiny é um formato definido para dispositivos móveis. Então vocês leitores devem está se perguntando para quê converter em XML?
A resposta é simples, os celulares são dispositivos com pouco recurso de processamento, diante desse fato, não poderiamos pegar qualquer imagem em qualquer tamanho e tentar plotar na tela do celular. Então utilizamos o SVG Tiny para reduzir o tamanho dessas imagens de forma que não exista perca na resolução das imagens. No meu caso, utilizei SVG porquê meu trabalho consiste em rodar o mapa de mossoró no celular, então devemos reduzir o máximo.
Abaixo segue uma imagem que mostra uma classe da API JSR-226 que faz a renderização de SVG Tiny.

Em seguida vou mostrar um resultado de um código, onde visualizamos a nossa Universidade Federal de Mossoró/RN, pois nosso projeto se baseia em mossoró.

Boas Jarbas sou um recem licensiado e encontro-me de momento a trabalhar numa empresa que se dedica a desenvolvimento para plataformas moveis, tenho a meu cargo um projecto que implica a custumização de um avatar (personagem) em tempo de execução por exemplo escolher cabelo, olhos etc, isto tudo tem que suportar animações, como tal estou a investigar 3 abordagens ao problema
ResponderExcluir1) Sprites (Baseado em GIFs)
2) SVG
3) M3G (3D graphics)
queria saber se com a tua experiencia por detrás de SVG sei que é possivel manipularo XML directamente no código, é possivel então substituir elementos gráficos por outros e estes novos seguirem a animação ?
É tambem possivel ter várias animações distintas num unico ficheiro svg e escolher qual executar ?
Atentamente Arsénio Costa
Caro Arsénio,
ResponderExcluiraté o presente momento só trabalhei com a especificação de mapas, essa parte de criar ficheiros com animações vou começar a ler agora. Acredito eu que pelo que eu já li, seja possível substituir elementos gráficos por outros e seguir na animação. Ahora você ter várias animações em único ficheiro, eu não sei lhe responder. Acredito eu que seja possível isso que você quer fazer e muito mas, pois estamos trabalhando com algo de grande potencial e que podemos manipular o próprio XML no arquivo.
Saudações